quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

E-Book: Projeto de Laboratório de História e Memória Local no ensino médio e fundamental

Papai, então me explica para que serve a história.” Foi com essa frase que Marc Bloch introduziu seu livro póstumo “Apologia da História ou o Ofício do Historiador”, e é com ela que gostaria de fazer um convite à todos os professores do ensino fundamental e médio, para que possam, saber falar, no mesmo tom, aos doutores e aos estudantes.
Clique AQUI para baixar o livro ou na imagem

Sabemos muito bem que é na infância que começamos a nos instigar sobre tudo aquilo que nos cerca. Então, por que subestimamos esses pequenos seres? Por quê não satisfazemos às suas ânsias e necessidades básicas, alimentando-os com o saber, criando neles as competências necessárias, de acordo com suas habilidades individuais e coletivas? Por quê não nos esforçamos no empenho da construção metodológica, que criará nesses estudantes, às condições necessárias para que o mesmo torne-se um adulto autônomo, capaz de julgar e tomar decisões, colocando-se como sujeito do próprio processo histórico? E por fim, por que não colocar esse estudante para começar a estudar, problematizar e discutir a memória de todos os munícipes ou a memória coletiva da localidade?

Com isso, esse projeto visa lançar as bases para a construção dessa história que, neste momento, esgotam-se somente nos bancos acadêmicos, não dando uma resposta positiva para a comunidade, nem mesmo inserindo-a nas discussões. Aliás, esse projeto visa organizar as informações, vídeos, imagens, pesquisas e documentos históricos do nosso município em um arquivo que servirá de base, não só para pesquisadores de História e estudantes do ensino fundamental e médio, mas como também a pessoas interessadas pelo rumo da História Local.
Reações: